Atari

Atari Pong

Lançamento 01/11/1975

Que o Pong já era um sucesso no fliperama, disso ninguém duvidava. O problema era convencer os lojistas que um aparelho com um só jogo poderia ser um sucesso também em casa. Convenhamos! O Odyssey 100 não tinha decolado, os aparelhos estavam encalhados e colocar à venda mais um trambolho seria suicídio. 

Mesmo assim, a Atari anunciou, em 1975, o Home Pong (modelo C-100), um console bem mais simples de jogar do que o Odyssey. O botões para movimentar os palitos ficavam no próprio aparelho, não havia joystick e game cards. Uma outra versão, a C-160, também foi lançada em seguida. A diferença é que ela permitia que até quatro jogadores participassem ao mesmo tempo da brincadeira.

A fábrica da Atari tinha capacidade para produzir 50 mil aparelhos. Mas a Sears, uma das maiores redes dos Estados Unidos, resolveu apostar na idéia fez um pedido de 150 mil unidades de uma versão customizada. Isso mesmo! Ela queria um console com o nome Sears Tele-Games estampado. Nem precisa dizer que foi prontamente atendida  depois de Bushnell buscar empréstimos na casa de 10 milhões de dólares. O melhor de tudo é que as 150 mil unidades foram praticamente todas vendidas no Natal de 1975.

A partir daí, instaurou-se uma verdadeira Pongmania. Não era só mais a Atari que fabricava. Centenas de outros modelos de consoles foram criados em diversos países, inclusive no Brasil (veja Telejogo Philco Ford I e II). Embora os jogos fossem baseados no mesmo conceito Pong, os criadores faziam modificações que sugeriam a prática de outros esportes, como futebol, hóquei, basquete, paredão, tênis, tiro ao alvo, entre outros. 

continuar lendoJá li
  ©2014 Museu do Videogame Itinerante. Todos os Direitos Reservados.