Atari

Atari Jaguar CD

Lançamento 22/09/1995

No ano de 1995, a Atari anunciou o Jaguar CD,  acessório que era encaixado em cima do Jaguar, no local onde colocava o cartucho e dava a condição de rodar jogos em CD. O visual era, no mínimo, estranho! O Jaguar CD chegou até a ganhar o apelido de "tampa de privada". Apenas 11 (onze) jogos oficiais foram desenvolvidos para se divertir com o Jaguar CD.

O Jaguar CD foi o periférico que permitia ao Atari Jaguar usar CD-ROM como mídia de armazenamento de jogos. Seu lançamento foi sempre adiado, mas a Atari conseguiu cumprir a sua promessa de desenvolver uma unidade de CD-ROM para o Jaguar.

A unidade de CD-ROM do Jaguar CD é um drive de duas velocidades (2x) com um software VLM (Virtual Light Machine) escrito por Jeff Minter. O VLM que proporciona um show de luzes no vídeo, quando um CD de áudio é executado no Jaguar CD, era explorado comercialmente na venda do Jaguar CD. Junto com o console, acompanhavam: dois jogos (Blue Lightning e Vid Grid); um CD de audio com a trilha sonora do jogo Tempest 2000 e um CD de demonstração do jogo Myst.Também, a tela de início do Jaguar CD era diferente da tela de início do Jaguar. Usando o VLM, uma tela diferente em cada exibição e com muitas luzes era mostrada toda vez que o console era ligado. Posteriormente a tela ficava em silêncio.

continuar lendoJá li
  ©2014 Museu do Videogame Itinerante. Todos os Direitos Reservados.