Shoppings de Maceió, Recife e Manaus recebem o Museu do Videogame Itinerante

Parque Shopping, Shopping Recife e Shopping Ponta Negra contarão com exposição do museu que resgata 44 anos de história da evolução dos videogames

09 de março de 2016
Cleidson Lima

Curador do Museu do Videogame Itinerante

Que tal uma exposição na qual os visitantes podem conhecer, rever e até jogar mais de 40 anos de evolução dos videogames em um só lugar? Esse é o Museu do Videogame Itinerante, um evento gratuito que estará, neste primeiro semestre, nas cidades de Maceió, Recife e Manaus. Além de conferir mais de 200 consoles de todas as gerações, os visitantes poderão jogar em mais de 30 consoles clássicos, que vão do Telejogo, Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive e Super Nintendo até os modelos mais recentes, como PlayStation 4, Xbox One e Wii U. Entre as atrações também haverá desafios Just Dance, simuladores de corrida, desfile de cosplay e muitos outros.

Em Maceió, o Museu do Videogame Itinerante acontecerá de 19 a 27 de março, no Parque Shopping. Em seguida, a exposição vai para o Shopping Recife, no período de 3 a 24 de abril. Em Manaus, no Shopping Ponta Negra, o evento acontecerá de 4 a 26 de junho.

O Museu do Videogame Itinerante, que completa um ano com 4 milhões de visitantes em sua turnê nacional, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e, em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo dopaís. Este ano, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país em um evento mundial de museus na França.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpitsdo game Drive Club para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. O evento também conta com displays da Nintendo, com o Wii U, e da Microsoft, com o Xbox One.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento é o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou o site www.museudovideogame.org.