Museu do Videogame Itinerante acontece no SP Market de 8 a 30 de outubro

Uma exposição interativa e gratuita que resgata 44 anos de história dos videogames, com mais de 250 consoles de todas as gerações

23 de setembro de 2016
Cleidson Lima

Curador do Museu do Videogame Itinerante

De 8 a 30 de outubro o Shopping SP Market recebe o Museu do Videogame Itinerante, que vem pela primeira vez a São Paulo. O evento é totalmente gratuito e conta com uma mostra interativa, que resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. Se você é fã dos jogos e curte tudo o que diz respeito a eles, não vai poder ficar de fora dessa.

Na exposição, o publico poderá rever e até mesmo conhecer mais de 250 consoles, além de jogar 30 dos mais clássicos, que vão do Telejogo, Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive e Super Nintendo até os modelos mais recentes, como PlayStation 4, Xbox One e Wii U. São 44 anos de evolução dos videogames em um só lugar.

Entre as atrações do Museu do Videogame Itinerante estão desafios Just Dance, simuladores de corrida, desfile de cosplay e muitos outros. O evento, que somente em 2015 recebeu mais de 4 milhões de visitantes em nove estados, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

De acordo com o curador do evento, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); entre outros.

A diversão e a nostalgia estão garantidas neste mega evento, que promete parar São Paulo. Um passeio pelo Museu do Videogame Itinerante é uma ótima atividade em família, onde pais e filhos podem compartilhar momentos únicos sobre as mesmas paixões: videogames. Anote na agenda, convide os familiares e amigos e venha conferir o melhor do mundo dos games no Shopping SP Market.

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou o site www.museudovideogame.org.