Maceió recebe em abril exposição que traz 45 anos de história dos videogames

Visitantes do Museu do Videogame Itinerante poderão conhecer e jogar videogames de todas as gerações e até jogar no espaço Nintendo Switch e PlayStation VR.

20 de março de 2017
Cleidson Lima

Curador do Museu do Videogame Itinerante

       

O ano de 2017 reserva ainda mais surpresas para quem curte videogames em Maceió. O Museu do Videogame Itinerante, o primeiro museu do gênero registrado no país, anunciou que voltará este ano à capital de Alagoas em uma longa temporada no Parque Shopping Maceió, no período de 8 a 23 de abril de 2017. Ao todo, são 16 dias de evento para os visitantes curtirem, gratuitamente, uma exposição que resgata 45 anos de evolução dos videogames, ilhas de consoles clássicos para jogar, concurso no Palco Just Dance 2017, desfile de cosplay, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, área PlayStation VR e a grande novidade: o Nintendo Switch.

 

O Museu do Videogame Itinerante, que somente em 2015 e 2016 recebeu mais de 7 milhões de visitantes em 15 cidades, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. 


"É engraçado pensar que isso tudo começou com uma discussão de relação de casal. Todos os videogames da exposição estavam em minha casa e, em um belo dia de faxina, minha esposa me deu um ultimato: ou você transforma essa sua coleção em um museu para tirar de casa ou você e esses videogames vão para fora de casa", explica Cleidson Lima, que é colecionador há mais de 15 anos e hoje conta mais de 340 consoles e cerca de 4 mil jogos.

 

A exposição totalmente interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

 

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros. Foram incluídos ao acervo de consoles para jogar no evento também o Virtual Boy, o Vectrex, Pioneer LaserActive, Sega Mark III, Atari Jaguar, Intellivision, Colecovision, entre outros.

 

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. 

 

PlayStation VR e Nintendo Switch

 

Uma das novidades desse ano é a área de PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Outra atração imperdível é o espaço Nintendo Switch. Os visitantes poderão experimentar o game The Legend of Zelda: Breath of The Wild no console que chega como um sucessor do Ninte

 

ndo 3DS e também do Wii U, visto que se trata de um videogame híbrido. O Nintendo Switch é composto por uma base, uma tela de alta resolução sensível ao toque e dois controles chamados Joy-Con. Quando a tela estiver guardada dentro da base, o Switch funciona como um videogame convencional e mostra as imagens do jogo no televisor. Mas se o display é retirado da base, o Switch ativa seu estado móvel e as imagens dos games são jogadas para a tela portátil.

 

Já para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento é o palco Just Dance 2017. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance 2017, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.

 

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

 

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou o site www.museudovideogame.org.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Veja também

  ©2014 Museu do Videogame Itinerante. Todos os Direitos Reservados.