Shopping Conjunto Nacional recebe Museu do Videogame Itinerante no Mês das Crianças

Pela primeira vez em Brasília, evento gratuito que resgata 46 anos de história dos videogames, será realizado no shopping, de 6 a 21 de outubro, com exposição com mais de 300 consoles de todas as gerações, concurso de cosplay e torneios de jogos antigos e

06 de outubro de 2018
Cleidson Lima

Curador do Museu do Videogame Itinerante

No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, uma das maiores exposições interativas de videogames do país chega pela primeira vez em Brasília. O Museu do VideogameItinerante, primeiro do gênero registrado no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), estará de 6 a 21 de outubro, no Shopping Conjunto Nacional. Com entrada totalmente gratuita, o evento trará mais de 300 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos para jogar, além de Palco Just Dance 2018, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes e as áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBOX ONE X.

Entre 2015 e 2016, o Museu do Videogame Itinerante recebeu mais de 7 milhões de visitantes em 15 cidades. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museumais criativo do país e, em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

A exposição, totalmente interativa, resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além da oportunidade de conhecer consoles e jogos raros, o visitante também pode jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, também será possível pilotar supermáquinas em cockpits para PS4, que trazem gráficos como uma pista real.

Outra área de destaque será a do PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento contará também com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que será uma mistura de console e portátil. O novo console da Microsoft, XBOX ONE X, também estará disponível.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento será o palco Just Dance. Nele, o jogador será desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os melhores colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance 2018, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.