Salvador recebe Museu do Videogame Itinerante no Shopping Barra

Evento totalmente gratuito e aberto ao público, que resgata 47 anos de história dos videogames, acontece de 24 de agosto a 8 de setembro, no Shopping Barra, na capital baiana.

13 de agosto de 2019
Cleidson Lima

Curador do Museu do Videogame Itinerante

Um evento interativo, que traz a nostalgia dos quase 50 anos de história dos videogames, chega ao Shopping Barra, em Salvador - Bahia, para matar saudades. O Museu do Videogame Itinerante, com mais de 300 consoles de todas as gerações, funcionará de 24 de agosto a 8 de setembro na Praça Central do Barra. Além de palco Just Dance, torneios de jogos antigos e atuais e concurso de cosplay, o espaço conta ainda com área PlayStation VR (realidade virtual), Nintendo Switch e simuladores de corrida. Totalmente gratuito e aberto ao público, a exposição do Museu do Videogame Itinerante fica aberta durante o horário do shopping. Já as atrações interativas acontecem de segunda a quinta-feira - das 14h às 22h, às sextas e sábados – das 9h às 22h e aos domingos das 12h às 21h.

O Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

De acordo com Cleidson Lima, curador do Museu do Videogame Itinerante, um dos diferenciais da exposição é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo PhilcoFord, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

A exposição totalmente interativa resgata cinco décadas de história da evolução dos videogames. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro vídeo game fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979; e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

E o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4, já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivessem em uma pista real.

Outra área de destaque será a do PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento contará também com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que será uma mistura de console e portátil. Os visitantes poderão conhecer e jogar, ainda, o console de última geração da Microsoft: o XBOX ONE X.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento será o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Serviço:

O quê – Museu do Videogame Itinerante

Quando – Exposição de consoles de videogames – 9h às 22h.

Atrações interativas - segunda a quinta-feira - das 14h às 22h, às sextas e sábados – das 9h às 22h e aos domingos das 12h às 21h.

Onde – Praça Euvaldo Luz (piso L1 Centro), Shopping Barra (Av. Centenário, 2992, Chame-Chame)

Caso precise de mais informações, por gentileza, entre em contato com o Museu do Videogame Itinerante. Cleidson Lima - (67)  9 9902 3761